Conheça 5 Vantagens ao se Arriscar no Lançamento de Novos Produtos!

Por Maria Karolina Matarelli

 

O processo de lançamento de novos produtos é complexo. É preciso uma boa ideia, muita vontade e trabalho para desenvolver ou sintetizar essa mercadoria. No final, obtém-se algo inovador pronto para o mercado, que pode ou não ser aceito pelos consumidores em geral.

É natural que o pequeno empresário se sinta inseguro por conta do trabalhoso processo de se lançar um produto. Entretanto, veja aqui 5 motivos para se arriscar nesse meio:

Inovação

Vivemos em um mundo de constantes transformações. O novo se torna obsoleto com muita velocidade e a concorrência tende a aumentar em número, qualidade e na competitividade dos preços. Para se destacar, é preciso oferecer algo que surpreenda o consumidor e o faça preferir o seu negócio. Por isso, um bom empreendedor nunca fica em sua zona de conforto e tende a mudar a forma de vender e os produtos em si constantemente. Dessa forma, a chave para transformar a sua empresa, a sua marca e aumentar suas vendas está na INOVAÇÃO.

Aumento da qualidade dos produtos já existentes no mercado

 As pessoas querem ser diferentes e, por isso, querem comprar produtos que as diferenciam da sociedade em geral, ou que aumentem sua qualidade de vida. Muitas vezes o produto que satisfaz essas características já existe, mas a qualidade do mesmo ainda pode ser melhorada e satisfazer, ainda mais, o cliente. Portanto, lançar um produto similar a algum outro já existente, porém com maior qualidade, pode levar a sua empresa a se destacar no mercado e atrair novos clientes.

Aumentar a facilidade do acesso de um produto

Ainda nesse sentido, existem vários casos de produtos que existem apenas no exterior e que são taxados pela importação. Caso algum empreendedor com suas operações situadas no Brasil fornecesse um produto similar, ele se destacaria frente ao preço e alcançaria uma fatia maior do mercado.

Como seguir tendências de mercados pode auxiliar no lançamento de novos produtos

Ao longo do tempo o comportamento do consumidor é mudado em função das tendências de mercado. Para manter a subsistência de uma empresa, é necessário seguir essas tendências e inovar, buscando sempre se manter à frente dos concorrentes. Ou seja, o lançamento de novos produtos de tempos em tempos não é só desejável, é essencial.

Aumentar o mix de produtos

 O objetivo do processo de vendas, em geral, é resolver um problema do cliente através de um produto ou serviço. Mas será que só um produto resolve todos os problemas do cliente?

Ao oferecer novos serviços ou produtos, complementares àqueles já oferecidos, o empreendedor resolve uma maior quantidade de problemas do cliente. Fazer isso leva à maior preferência e, portanto, ao aumento da fatia do mercado atendida pela empresa. Por essa razão, é importante pensar em como oferecer um mix de produtos adequado para o seu negócio.

 A modernização traz consigo a necessidade de aumentar a eficiência, a qualidade e a produtividade, sem que isso acarrete em uma alteração significativa no preço ofertado. Superar as expectativas dos consumidores, por meio de produtos e serviços inovadores, assegura vantagens competitivas. Consequentemente, isso permite às empresas a ocupação de posições de liderança em mercados altamente competitivos.

Portanto, é preciso sair da zona de conforto, se arriscar com novos produtos e trabalhar duro para se destacar no mercado. Mas, é importante ressaltar que o empreendedor não precisa fazer isso sozinho! Existem diversas empresas que podem auxiliar no processo como um todo.

Pensa em lançar um novo produto? Entre em contato com nossa equipe!

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