Sucos de estação: Descubra o que é sazonalidade e como ela interfere na produção de sucos

Mão de uma pessoa segurando um copo de plástico e servindo um suco laranja

Viver em um país amplo e com uma grande variedade de clima e solos como o Brasil tem suas vantagens. A alta disponibilidade de frutas para cultivo certamente é uma delas. Porém, cada fruta tem suas particularidades e se desenvolve melhor em determinadas épocas do ano; com o caju, por exemplo, isso acontece na primavera. Essa característica é conhecida como sazonalidade, e vai interferir nos sucos de estação.

Essa sazonalidade interfere, portanto, em qualquer produto que utilize as frutas como matéria prima, como por exemplo, os sucos. É devido a essa mesma influência que é tão comum ouvir-se o termo “sucos de estação” atualmente.  

Suco de laranja em um copo de vidro

A principal vantagem ao se escolher uma fruta de estação para produzir seu suco é o fato de serem mais frescas e nutritivas em comparação às outras. Isso ocorre pois quando cultivadas em seu período natural, as frutas conseguem absorver melhor os nutrientes do solo.

Já aquelas cultivadas fora de época necessitam de um grande volume de agrotóxicos e pesticidas, o que faz com que esses alimentos percam a qualidade. Além disso, a baixa oferta característica desse período encarece o produto e dificulta sua venda. Sendo assim, a sazonalidade é algo muito importante e deve ser levada em consideração ao escolher a matéria prima do suco que se quer desenvolver.

 

Sucos de estação: Quais investir em cada época.

4 ícones em fundo verde, representando as 4 estações: verão, primavera, inverno e outono.

Levar em conta o conceito de sazonalidade dos sucos é importante para escolher a fruta na qual investir. No entanto, é necessário considerar também que tipo de suco é a maior tendência de consumo pelo público em determinada estação. Por exemplo, a carambola é uma fruta que se desenvolve muito bem no Brasil em uma variedade de períodos diferentes. Entretanto, por seu suco conter muita água, é preferido para consumo em períodos quentes, como o verão ou a primavera.

Primavera

ÍCONE - ABACAXI

Além de ser a estação das flores, a primavera também é a estação dos frutos! Nessa época, marcada pelo início do aumento da temperatura, os sucos se tornam incríveis aliados para a hidratação, além de serem uma fonte rica em vitaminas e minerais. O término dos dias cinzas e frios propicia o clima perfeito para o crescimento e maturação das frutas. Dessa forma, essas se desenvolvem bem mais facilmente sem o uso de aditivos químicos, sendo assim muito mais saudáveis. Caju, abacaxi e a laranja são exemplos de frutas desta estação.

 

Verão

ícone de um limão siciliano

Em dezembro, o verão chega e, com ele, o Sol. Por ser a estação mais quente, as tendências de sucos envolvem aqueles que tenham uma grande capacidade de hidratação. Além disso, o consumidor busca sucos refrescantes e pouco encorpados, também pela questão do clima. Um exemplo clássico para se investir em um suco de verão seria a limonada, que possui todas essas características. Além disso, o limão é uma fruta que se desenvolve melhor no verão, tendo seu ápice natural nessa estação. Outras frutas que poderiam se encaixar nesse exemplo seriam a melância, o maracujá e a manga.

 

Outono

ícone - uva roxa

O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno. Assim, ela tem como principal características temperaturas mais baixas e maior incidência de ventos. Com isso, o consumidor prefere nessa estação sucos mais encorpados, ou seja, mais nutritivos. No entanto, por ser um período mais seco, com poucas chuvas, também busca-se uma boa capacidade de hidratação nos sucos de estação. Um bom exemplo de suco para se investir nesse período é o suco de uva. A uva também se desenvolve melhor no outono, sendo uma das melhores opções de investimento na estação. Outra fruta com essas características que também seria um bom exemplo seria a goiaba.

Inverno

ícone de um morango

Junho chega e com ele vem também a estação marcada pelo frio, o inverno. Caracterizada pelas temperaturas mais baixas, é também no inverno que o sistema imunológico é mais afetado. Dessa forma, sucos mais encorpados e nutritivos são altamente recomendados. As misturas também são muito bem vindas e os sucos de mix de frutas são muito procurados nessa época do ano. As frutas desta estação são a laranja e o morango.

 

Planejamento é tudo!

Diante de tudo que foi dito, fica evidente que a sazonalidade das frutas é um fator importantíssimo e que deve ser levado em consideração ao pensar em começar um negócio de sucos. No entanto, com um bom planejamento é possível permitir que esse fator não seja um empecilho para a sua produção. Conhecer as características de cada estação e quais são as frutas de cada uma delas é imprescindível. Além disso, ter uma variedade de produtos é muito importante, pois através disso é possível compensar a época em que uma fruta esteja em baixa, e assim, não sair prejudicado.

 

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: