Pesquisa de mercado: por que não fazer isso prejudica o lançamento do seu produto?

 

A cada quatro empresas abertas no Brasil, uma fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado, segundo o Sebrae. Esse fato muitas vezes está atrelado à falta de informação acerca de como começar um novo negócio.  Assim, muitos empreendedores acabam cometendo erros simples que podem acarretar na falência de suas empresas. Dentre esses erros, a ausência de pesquisa de mercado é um cenário recorrente. 

procurar (1)Mas o que seria uma pesquisa de mercado? É a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas dentro da empresa. Logo, é uma pesquisa que auxilia a definir qual a melhor estratégia para determinado negócio

É frequente, especialmente com pequenos e médios empreendedores, o erro de não se realizar uma pesquisa de mercado. Isso pode gerar vários prejuízos para a empresa, principalmente quando se está buscando lançar um produto novo. Separamos, então, os 6 maiores prejuízos que podem afetar o seu novo empreendimento, caso não seja feita uma pesquisa de mercado.

 

1) Gastos elevados e pouco retorno

O primeiro, e talvez mais impactante, prejuízo que ocorre quando não se realiza uma pesquisa de mercado são gastos elevados que não geram retorno. Isso ocorre, pois a pesquisa de mercado delimita estratégias. Ou seja, mostra para o empresário quais devem ser suas prioridades e quais gastos são mais essenciais.

Quando não feita, o resultado é, muitas vezes, um cenário de gastos incoerentes com o desejo do empreendedor e com o mercado em que ele está inserido. Quando feita, o dinheiro pode ser direcionado para onde ele é mais necessário e de modo que ele vá gerar maior retorno.

 

2) Não compreender o público-alvo sem uma pesquisa de mercado

Ter uma base de dados que fundamente futuras decisões é fundamental para identificar oportunidades. Entre os dados que um negócio deve construir, segmentação de seu público-alvo é talvez o principal. Ele permite direcionar os esforços no sentido de gerar lucro.  Entendê-lo bem permite criar estratégias de marketing assertivas, consolidar e expandir o seu produto. 

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Desse modo, compreender os hábitos de consumo de determinado público torna possível explorar esse comportamento. Não conhecer o seu público implica desconhecer seus problemas e lançar no mercado produtos que não resolvem o problema da grande maioria das pessoas. 

 

3) Desconhecimento sobre a viabilidade do negócio

Alinhada à falta de compreensão do público-alvo, não fazer a pesquisa de mercado pode trazer diversas incertezas. Por exemplo, o desconhecimento se seu negócio ser viável ou não, nas circunstâncias planejadas. Ou seja, não realizar uma pesquisa voltada para os produtos de consumo do grupo que se deseja atingir, no local almejado, pode acarretar em um investimento sem sucesso. 

Então, ter uma boa ideia não basta se você não sabe como aplicar ela. Quando não se compreende o comportamento dos consumidores, na falta de uma pesquisa de mercado prévia, o desconhecimento sobre a viabilidade do empreendimento é recorrente no cenário empresarial.

 

4) Marketing sem direcionamentos efetivos

Pesquisa de mercado envolve, fundamentalmente, o conhecimento do público-alvo. Faz graficoparte da pesquisa saber como alcançá-lo por meio de suas necessidades e problemas. É responsabilidade do marketing entender e traçar uma estratégia para tomada de decisões da empresa, como alcançá-lo efetivamente. Não entender o processo de compra implica deixar o cliente se perder ao longo do caminho. Pecar nesse quesito é gastar dinheiro sem alcançar seu público.

Desse modo, as ações devem focar exatamente onde seu público está! O processo de tomada de decisão até a compra é de fato uma caminhada do cliente. Direcionar efetivamente o marketing da sua empresa irá mantê-lo interessado; convence-o a seguir para próxima etapa. Não se trata somente de vender. O público atual conta com um elevado volume de informações. É necessário proporcionar uma experiência ao cliente, muito além de vender simplesmente um produto. 

 

5) Precificação incoerente

Outro grande prejuízo é não determinar um preço coerente para o produto que será lançado. Para o sucesso de um produto é indispensável que o preço dele esteja alinhado com o cenário atual do mercado. 

Dessa forma, a não realização de uma pesquisa de mercado em uma empresa pode causar uma precificação discrepante. Essa, por sua vez, pode ser errônea de forma que o preço fica muito acima dos produtos concorrentes. Assim, o produto lançado não agrega consumidores e as vendas não crescem. Mas, pode, também, ser errônea de modo que o preço fica muito abaixo dos produtos semelhantes já disponíveis no mercado. Desta maneira, o produto não rende o lucro devido e pode acabar levando a empresa à falência precoce.

 

6) Baixa competitividade no mercado

Investimentos mal feitos, clientes insatisfeitos, negócios incertos, marketing pouco eficaz e preços incoerentes são a fórmula para o lançamento de um produto com baixa competitividade. Isso significa que sua empresa não está apresentando um diferencial em relação aos seus competidores que motive os clientes a comprarem o seu produto.

A pesquisa de mercado é essencial para alterar essa realidade, não só porque ela auxilia receitanos fatores já citados, como também realiza uma análise dos competidores. Essa análise está relacionada a entender melhor quais estratégias funcionam em determinado mercado para adotá-las, caso elas façam sentido para o seu negócio. Além disso, auxilia a entender quais não funcionam para excluí-las ou ignorá-las de seu planejamento, aumentando, assim, a competitividade do seu produto dentro do mercado.

Assim, fica nítido a necessidade de fazer uma pesquisa de mercado aprofundada e detalhada quando se busca lançar um novo produto. Então, contratar uma ajuda profissional pode ser um passo essencial para fazer com que o seu produto diferencie-se no mercado. E podendo, assim, tornar-se um investimento de sucesso. Dessa forma, uma empresa de consultoria pode te mostrar quais passos devem ser seguidos para estudar a viabilidade de inovação do seu produto, incluindo uma pesquisa de mercado de qualidade. Se você tem o sonho de abrir um negócio mas ainda não sabe por onde começar, acredito que podemos te ajudar! Saiba mais aqui!

 

 

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