Pequenos Negócios Lucrativos

O empreendedorismo no Brasil é responsável por gerar muitos empregos e renda. Dados do GEM (Monitoramento de Empreendedorismo Global) mostram que quase 52 milhões de brasileiros em idade ativa participaram de práticas empreendedoras em 2018. Essa busca por novos negócios pode ser atrelada aos inúmeros benefícios que possuir o próprio empreendimento oferece. Dentre eles, pode-se citar maior autonomia, possibilidade de trabalhar com o que gosta, independência financeira e flexibilidade de horários. 

Para iniciar um empreendimento, é importante pesquisar negócios em crescimento e definir quanto capital pode ser investido no momento. Um direcionamento para quem busca abrir seu próprio negócio, mas com pouco dinheiro e riscos minimizados, são os pequenos negócios lucrativos. Esses empreendimentos demandam baixo investimento inicial e podem gerar um lucro satisfatório para o empreendedor. Atualmente, existem variados pequenos negócios lucrativos nos quais se pode investir, sendo importante a definição de um nicho de mercado. Sendo assim, conheça a seguir algumas áreas de investimento promissoras no Brasil que podem render pequenos empreendimentos de sucesso.

 

Produtos

A possibilidade de lançar um produto no mercado brasileiro Brasil é imensa. Existem diversos artigos que podem ser confeccionados com baixos investimentos iniciais, caracterizando pequenos negócios lucrativos. Confira alguns artefatos em alta no mercado que se apresentam como boas opções para empreendimentos.

Produtos personalizados

Para quem busca investir em um negócio criativo e diversificado, o mercado de produtos personalizados pode ser o ramo ideal. A grande vantagem em investir nessa área é a oportunidade de se diferenciar da concorrência, tratando cada cliente como único. Além disso, o investimento inicial para produzir produtos personalizados é relativamente baixo. Em geral, necessita-se de espaço de porte pequeno ou médio, dos produtos a serem personalizados e dos equipamentos para isso.

Ademais, há uma gama de clientes buscando presentes com vínculo sentimental, artigos de festa personalizados, camisas temáticas, dentre outras demandas.  Assim, a entrega se torna mais atrativa, pois o produto atende ao gosto de cada consumidor, aumentando sua satisfação. Nesse negócio, pode-se realizar a confecção de blusas, capinhas de celular, canecas, almofadas, lembrancinhas de festa, brindes, dentre outros artigos.

Bijuterias

O setor de bijuterias possui uma cadeia produtiva na qual micro e pequenas empresas representam mais de 96% do mercado. É certo que esse ramo é bastante concorrido, mas ainda assim pode-se obter um bom rendimento investindo nele. Esse mercado movimenta milhões de reais por ano e apresenta crescimento até em tempos de crise. Além disso, ele exige um investimento inicial pequeno e oferta satisfatórias margens de lucro. 

Ao vender bijuterias, pode-se inaugurar uma loja física ou online, dependendo da quantidade de tempo e dinheiro disponíveis. Em ambos, os pontos chave para prosperar são a garantia de produtos de qualidade e a procura por inovação. No quesito qualidade, caso fornecedores sejam buscados, deve-se garantir que suas bijuterias são bem confeccionadas. O consumidor quer um produto não só bonito, mas também de alta durabilidade. Já na área de inovação, é preciso pesquisar tendências do mercado para tornar o produto competitivo. Uma área interessante no Brasil é a confecção de biojoias, produtos que usam matérias-primas sustentáveis.

Serviços

Conforme pesquisa da International Stress Management Association, 62% dos brasileiros sofre com falta de tempo para cuidar das tarefas cotidianas. Em função da rotina sobrecarregada, surgiu a demanda por serviços úteis para realização de atividades de forma rápida e prática. Dessa forma, a prestação de serviços relacionados aos pets e à utilização de meios digitais se mostram em crescente progresso.

Produtos digitais

A aplicação da internet no desenvolvimento e execução de produtos digitais é um dos negócios recentes com maior potencial de investimento e lucratividade. Neste caso, pode-se evidenciar os aplicativos, geração de conteúdo para sites e os serviços de streaming, que são tecnologias de transmissão instantânea de dados multimídia pela rede. Tal fato ocorre, principalmente, pela facilidade no acesso, bem como pelo alto alcance e popularidade desses tipos de serviço. Como exemplo, a Google destaca que, ao longo de 2018, mais de 100 bilhões de aplicativos foram baixados no Google Play. 

Cuidado de pets

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação indica que em 2018 o Brasil movimentou US$ 20,3 bilhões em produtos e serviços para pets. Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem cerca de 132 milhões de animais de estimação no território brasileiro. Tal fato consolida o país como o terceiro maior mercado em faturamento no mundo. Sendo assim, esse setor se mostra como uma boa opção para investimento. Este, que antes se restringia a petshops, atualmente se diversifica em uma série de produtos pet care. Alguns exemplos são rações especiais, planos de saúde, roupas e acessórios, creches, dog walkers e hotéis.

 

Alimentos

O investimento no setor alimentício no Brasil é algo extremamente rentável. Esse mercado possui diversas áreas de atuação e possibilidades para a criação de pequenos negócios lucrativos. Confira alguns ramos dentro desse mercado que se demonstram promissores no Brasil.

Dietas personalizadas

O mercado de alimentação saudável apresenta grande desenvolvimento no Brasil com a busca por dietas benéficas à saúde. Dados da Euromonitor Internacional indicam que, até 2021, o ramo de alimentação saudável deve crescer cerca de 4,41% anualmente. Além disso, o setor chega a movimentar no Brasil 35 bilhões de dólares por ano. Dessa forma, investir em um negócio voltado para alimentação saudável é uma boa opção de empreendimento.

Apesar da vontade de serem saudáveis, muitos brasileiros não tem tempo para cozinhar refeições ao longo do dia. Assim, um investimento promissor é a oferta de comidas saudáveis a domicílio. Dados da Receita Federal e do Portal do Empreendedor indicam crescimento de 22,5% do mercado de comidas a domicílio entre 2014 e 2017. 

Além da questão de alimentos saudáveis, pode-se abranger também o público vegetariano e vegano. Dados do Ibope revelam que, em 2018, 14% da população brasileira se declarava adepta ao vegetarianismo. Além disso, 60% dos entrevistados consumiria produtos veganos se os preços fossem mais próximos aos de origem animal.  Dessa forma, há espaço no mercado para o investimento em alimentos veganos e vegetarianos

Microcervejarias

Microcervejarias são pequenas cervejarias com produção reduzida, focando no consumo no estabelecimento ou envasando para venda em outros locais. Nesse âmbito, o mercado de cervejas artesanais cresceu 23% em 2018, de acordo com informações do Jornal Estado de Minas. Empreendimentos nessa área podem ser feitos por meio de esforços na criatividade das produções artesanais, estudando-se tendências desse mercado. É interessante, por exemplo, investir em cervejas baseadas em produtos característicos do Brasil, atraindo o consumidor devido ao sabor diferenciado. 

 

Beleza e estética

Segundo o IBGE, o setor da beleza é um dos 10 principais segmentos do varejo. Este se mostra um dos mais movimentados e de maior crescimento no cenário econômico mundial. Vale adicionar que, juntamente ao público feminino, o segmento masculino se destaca e expandiu 30% no faturamento de 2018, de acordo com a Euromonitor Internacional. Desta forma, a instalação de salões de beleza e a fabricação de produtos cosméticos se tornam negócios abrangentes e de grande oportunidade de investimento.

Salões de beleza

Conforme evidenciado pelo Sebrae, salões de beleza, clínicas estéticas e SPA’s constituem quase 600 mil dos estabelecimentos registrados na indústria nacional. E, além disso, os cuidados cotidianos no salão de beleza se mostram presentes no orçamento da grande maioria dos brasileiros. Por exemplo, segundo o Instituto Qualibest, 54% dos homens frequentam regularmente salões e barbearias. Contudo, deve-se alertar em relação ao problema da informalidade, que pode ser solucionado pelo gerenciamento e profissionalização do setor.

Produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos

Com o desenvolvimento de tecnologias e aumento da concorrência, o consumo dos produtos estéticos de pequenos empreendimentos é favorecido sobre o de indústrias renomadas. Assim, vale ressaltar que a qualidade e preços competitivos potencializam este mercado e impulsionam o interesse na produção de cosméticos e até na estruturação de uma fábrica. Neste caso, pela grande variedade de marcas disponíveis, é válido fazer a análise das tendências do mercado, formulações e testes necessários, para garantir a competitividade do produto de inovação

 

Assim, pode-se perceber que há uma série de áreas com diversas oportunidades de desenvolvimento de pequenos negócios lucrativos. Para empreender, no entanto, é  adequado e seguro contar com o auxílio de uma consultoria. Ficou interessado em algum desses setores, mas ainda tem dúvidas ou se sente desafiado?

Nós, da Mult Jr, temos um pacote de serviços especialmente voltado para as necessidades de quem planeja inovar. Entre em contato com nossos consultores e invista na concretização seu negócio!

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: