Mercados em Ascendência na Quarentena

Por Isabella Siqueira

No Brasil, a economia já sente os efeitos das medidas de isolamento social. A crise desencadeada pela pandemia determinou a paralisação de diversos setores da economia.

Porém, mesmo que em crise, há setores em ascendência que estão lidando com demandas ainda maiores. Acontece que, em eventos como a pandemia, novos hábitos surgem e mudam os padrões de consumo de toda uma população. Dada as características do isolamento social, tais demandas se relacionam principalmente aos bens de consumo de primeira necessidade como alimentos e cosméticos. Você já pensou sobre como é esse novo cenário?  

Empreendedores que atendem tais necessidades, e hoje aproveitam seu crescimento explosivo, foram capazes de perceber o cenário e se adequar rapidamente à eles. A boa notícia é que ainda é possível alcançar o mesmo feito uma vez que as medidas restritivas devem se estender até o fim do ano. A seguir vamos te mostrar como.

Primeiramente, as empresas devem buscar entender como são afetadas pela crise. Identificar forças, fraquezas e oportunidades para seu negócio é um bom ponto de partida. A quarentena tem sido para muitos o momento de reassumir o espírito empreendedor e trabalhar antigas ideias adormecidas ou buscar por novas. Não é hora de se lançar no escuro, é necessário estruturar cada passo que envolve abrir um negócio em tempos de crise para investir seu dinheiro com segurança. 

Encontrar alternativas em meio à pandemia vão muito além de se manter, significa estar um passo à frente no mercado após o fim do isolamento social. Mas, então, como estar em vantagem? Para cada um desses nichos de mercado existem alguns pontos que devem ser pensados com maior atenção uma vez que são eles os responsáveis pelo seu diferencial. 

Produtos nos supermercados

Talvez seja esse o exemplo mais expressivo da alta demanda recente. Apesar de os fast-foods, famosos pela praticidade que oferecem aos consumidores, permanecerem como uma das principais opções, o varejo de alimentos está e seguirá aquecido. Com tanta gente cozinhando em casa, os supermercados também figuram entre as opções mais exploradas nesse momento.

Segundo o E-commerce Brasil, a alta desse setor foi de quase 450% entre março e abril de 2020. Você já pensou em vender seus produtos em supermercados? Não é tão simples, são necessários alguns cuidados como embalagem ideal, tempo de vida útil estendido para suportar a logística envolvida além da necessidade de uso de rótulos. Quer saber como? Você encontra aqui como vender seu produto em supermercados.

Delivery de alimentos

Outra tendência muito explorada pelos consumidores em tempos de isolamentos são os alimentos prontos ou semiprontos para consumo. As medidas de distanciamento social alimentaram o mercado de delivery. Com especial protagonismo dos alimentos congelados, os restaurantes e fábricas tem lançado no mercado seus produtos congelados, entregando autonomia e qualidade para seus clientes. 

No entanto, explorar o delivery requer um conhecimento seguro acerca dos melhores métodos de congelamento ou mesmo sobre como seus produtos se encaixam com qualidade nessa modalidade. Nesse aspecto, além de qualidade, é importante investir em inovação para conquistar e manter clientes. Nesse texto te contamos como inovar em um produto alimentício. 

Mercados de cosméticos em ascendência 

Semelhante ao cenário do mercado alimentício, o setor de beleza não possui histórico de estagnação em alguma crise e coleciona boas projeções de crescimento. Os hábitos ligados à higiene e à saúde tendem, em função da crise sanitária, se intensificarem no futuro próximo. 

O crescimento do setor de cosméticos e produtos de higiene pessoal revelam o potencial da economia brasileira. Segundo o levantamento da Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias – houve um salto de quase 11% em 2019 no faturamento em comparação a 2018. Além disso, o bom desempenho do cenário geral de higiene pessoal e cosméticos está baseado na diversificação do portfólio de produtos. Sendo assim, há um vasto mercado de grande potencial a ser explorado.  

Os produtos de higiene pessoal e cosméticos são agentes essenciais na promoção da autoestima, bem-estar e, principalmente, na manutenção da saúde física e emocional. Investir em um nicho que atende homens, mulheres e crianças ao mesmo tempo com produtos de alto valor agregado é sempre uma decisão acertada. 

Atualmente, considerando que uma vacina está ainda longe de ser uma realidade, lidar com o COVID-19 passa por cuidados higiênicos que tendem a se manterem como prioridade até mesmo após 2020. Desenvolver cosméticos requer um cuidado especial com as necessidades do público-alvo. Te contamos melhor como desenvolvê-los

Produtos de limpeza

Ainda que o mercado de saneantes seja muito consolidado e altamente competitivo no Brasil, sua diversidade de produtos e aplicações o mantém como um nicho de atuação em potencial. Dito isso, investir nesse segmento requer criatividade e inovação. Inovação parece ser a palavra de ordem para o consumidor se decidir pelo seu produto mas não é assim tão simples. 

Inovar requer atrelar novidade, solução de problemas e viabilidade financeira. No entanto, não somente demandas domésticas seguem em alta. Uma cidade requer fornecimento de produtos para diversos setores como hospitais, restaurantes, universidades, ou seja vasto mercado. Já pensou em abrir sua própria fábrica de produtos de limpeza?

É de fato complexo delinear o caminho para enfim lançar seus produtos no mercado, sejam alimentos, cosméticos ou produtos de limpeza. Antes de iniciar seu negócio é necessário estruturar bem cada uma das etapas. Sendo assim, definir o nicho é tão importante quanto identificar as tendências de consumo para surgir como novidade e fornecer ao cliente o que ele deseja.

Dessa forma, com tantos aspectos a serem considerados, é fundamental que você invista seu dinheiro com segurança, por isso a importância de contar com a consultoria especializada. Todo o mercado já percebeu que a crise de saúde vem causando mudanças significativas em todos os setores da sociedade. Encarar esse momento como uma oportunidade só é possível com muito planejamento. 

Agora que você já sabe quais são os mercados em ascendência na quarentena, por que não colocar em prática? Entre em contato conosco para entender nossas soluções para alavancar seu negócio!

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