Como inovar com produtos de limpeza

 

O mercado de produtos de limpeza é bastante concorrido. Por isso, existem empresas gigantes no mercado com uma ampla gama de produtos, como detergente, sabão e sabonete, alvejante, amaciante, água sanitária e cera para pisos. Esse setor cresceu 17% entre 2012 e 2016 e até 2019 deve crescer mais 16%, segundo O Globo. Então, como inovar com produtos de limpeza?

Um estudo realizado pela Nielsen, empresa mundial de pesquisa de marketing, mostrou que 53% dos consumidores brasileiros está disposto a pagar mais por produtos inovadores e 62% apreciam o lançamento de produtos pela indústria. Portanto, para entrar no mercado tão consolidado de produtos de limpeza com sucesso deve-se chamar atenção desta forma. Mas o que é inovar? Inovar é aliar novidade, solução de problemas e viabilidade financeira. Conheça 5 maneiras de fazer isto na sua empresa:

1. Seja criativo na apresentação do produto

Seja tornando seu sabonete mais colorido com uma paleta de cores interessante, fazendo uma linha com formatos que chamem atenção, ou baseados em uma certa época da história, abuse da criatividade na apresentação do seu produto. Uma vertente possível é justamente apostar na embalagem, veja a seguir!

2. Inove na embalagem – se possível com novas funcionalidades

Uma embalagem atraente pode chamar a atenção do consumidor para o seu produto. Fazer com que a novidade seja ainda mais funcional que o padrão é o ideal para alavancar suas vendas. Foi o que o designer da empresa Ziba fez criando a Pure Bottle, que aumenta a funcionalidade do spray, ocupa menos espaço, e pode ser completada com uma pílula concentrada!

3. Desenvolva produtos a fim de inovar com produtos de limpeza para nichos específicos

Pense numa esponja. Comum, não é? Uma empresa inovou criando uma “esponja magnética”. Ela funciona usando princípios do magnetismo: um ímã comum é acoplado na esponja que é inserida no recipiente que se deseja fazer a limpeza. Em seguida, ele é atraído pelo seu par, localizado externamente e, ao movimentar o imã externo, torna-se possível realizar a limpeza de vidros com formatos estranhos.

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Como aplicar esta ideia no seu negócio? Uma boa ideia para inovar é fazer um produto com uma funcionalidade mais específica, focada em um nicho de mercado.

4. Foque na praticidade

Image result for spray bottle iconProdutos que são mais eficientes ganham destaque aos olhos do consumidor. Por isso,  produtos que o façam perder menos tempo com a limpeza, são mais convenientes e têm mais valor.

Os clientes mais jovens trabalham fora e têm assumido a rotina de limpeza da casa e das roupas, segundo a diretora de marketing de cuidados com a casa da Unilever Juliana Carvalho e Eduardo França, coordenador do MBA em Estratégias e Ciências do Consumo da ESPM Rio. Com isso, cresceu o interesse pelos produtos que combinam praticidade, conveniência e alta performance.

Além de produtos convenientes, eles buscam produtos ecologicamente corretos. Por isso…

5. Utilize matéria prima natural

A demanda por produtos que não agridem o meio ambiente é crescente. Muitos clientes se identificam e mostram lealdade à marca quando esta mostra uma grande preocupação com o meio ambiente.

Optar pelo uso de matéria prima natural é, portanto, uma forma de atrair estes clientes e inovar com produtos de limpeza

Quer entender mais sobre criação de produtos? Leia mais em:

3 passos para lançar um novo produto no mercado

Conheça 5 vantagens ao se arriscar no lançamento de novos produtos

 

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