Como começar sua própria fábrica de cosméticos?

Por Raíssa Fantazzini

O mercado de beleza é, tradicionalmente, um dos seguimentos mais fortes da economia brasileira. Dessa forma, empreender na indústria de cosméticos é uma grande oportunidade, seja criando a própria marca ou atualizando as mercadorias de uma empresa já existente. No entanto, devido à grande variedade de produtos no mercado, para investir nessa área são necessários vários conhecimentos, como, por exemplo, quais são as tendências do mercado, quais novas tecnologias vêm surgindo e quais os testes necessários para garantir a qualidade do produto.

Em um setor extremamente competitivo e dinâmico, apontamos 3 passos fundamentais para ajudar você a começar a sua própria fábrica de cosméticos. Quem sabe até mesmo desenvolver uma formulação inovadora.

1. Pesquisa de mercado

Essa etapa é o ponta pé inicial para quem deseja criar um produto competitivo, uma vez que ela permite analisar as necessidades do mercado e do público alvo desse cosmético, de modo que o empreendedor entenda as necessidades e as tendências e inovações desse ramo. A partir desse diagnóstico, é possível identificar padrões e características dos produtos já existentes, como princípios ativos, funções, coloração, aroma, volumetria, viscosidades, além das preferências e das necessidades dos clientes. E, com isso em mãos, é mais fácil inserir um produto novo no mercado com uma grande aceitação, precavendo-se de prováveis problemas.

strategy success

2. Desenvolvimento de novas formulações

Reunindo todas essas informações, podemos dar início à fase de formulação e de testes. Esta etapa consiste em análises técnicas e sensoriais do produto, bem como sua validação frente aos órgãos reguladores. A composição e as matérias-primas são estudadas para garantir as propriedades físico-químicas desejadas, em escala laboratorial e, posteriormente, industrial. Sendo assim, é importante verificar a infraestrutura e a qualidade do laboratório parceiro. Assim como a tecnologia dos equipamentos disponíveis no processo de inovação de um produto também deve ser verificada.

3BiggestMistakes

3. Estudo de estabilidade

Finalmente, para se destacar na indústria de cosméticos, é preciso garantir que tudo aquilo que foi estudado no laboratório e produzido na empresa chegue com as mesmas características para o cliente. Por isso, é imprescindível verificar o tempo de validade do produto e as suas implicações na saúde durante o uso. Nessa etapa é importante analisar também se os métodos de armazenamento, embalagens e transporte estão adequados ao cosmético. Falhas nesses processos podem gerar prejuízos e atrasos nas entregas, então, fique atento.

IMG_7084

A fim de se alcançar esses resultados, é importante o auxílio de consultorias, uma vez que elas fornecem diretrizes específicas conforme os interesses do empreendedor. Dentre as empresas capacitadas a fornecer esse serviço, encontra-se a Mult Jr. Empresa formada por graduandos de Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais.

Nós, da Mult Jr, estamos no mercado há mais de 10 anos. Contamos com o apoio de professores especialistas e com a infraestrutura de laboratórios da UFMG. O motivo de estarmos ativos há tanto tempo é um só; Sonhamos o sonho de nosso cliente, entregando a ele projetos de excelência.

Quer montar a sua própria fábrica de cosméticos ou desenvolver uma formulação? Entre em contato com a gente.

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: