Quer Montar uma Indústria? Veja os Principais Erros e Como Evitá-los!

Por Mariana Goes

Começar o próprio negócio é um empreendimento que atrai muitas pessoas, geralmente devido à autonomia envolvida e à possibilidade de colocar uma vontade pessoal em prática, alavancando também as finanças. Apesar disso, o sonho de muitos empresários em montar uma indústria de sucesso é interrompido nos 2 primeiros anos de trabalho, quando 23,4% das empresas fecham, segundo dados do Sebrae.

Portanto, deve-se ter em mente a necessidade de fazer um planejamento adequado desde o início. Há diversos erros comuns cometidos por empreendedores que podem ser facilmente evitados. Atentar-se para isso é essencial para que se obtenha o resultado desejado e sejam contornadas as dificuldades que inevitavelmente aparecem.

Não elaborar um plano de negócios ao montar uma indústria

O plano de negócios é um documento usado para guiar as empresas e descreve objetivos, estratégias e ações da organização. Ao se definir melhor um foco, a tomada de decisões é facilitada. É importante que o plano de negócios seja elaborado após estudo do mercado, da concorrência e dos clientes. Igualmente, é necessário que ele exponha o diferencial do produto a ser ofertado.

Isso deixa mais claro se a indústria está conseguindo aproveitar uma oportunidade real de negócio. Além disso, é possível perceber se está ocorrendo uma dependência a apenas um cliente ou fornecedor específicos. Tal dependência pode prejudicar o alavancamento do empreendimento. A dependência, apesar de garantir receita ou matéria-prima, leva ao temor da rescisão contratual caso algum imprevisto ocorra.

Não ter um controle financeiro eficiente

Uma prática comum entre pequenos empresários é utilizar o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais, ou injetar dinheiro na empresa. Isso afeta a sustentabilidade do negócio, e mascara os verdadeiros resultados obtidos com o trabalho. A saída é definir um pró-labore mensal para os sócios e separar pessoa jurídica de pessoa física.

Além disso, é crucial fazer um planejamento financeiro rigoroso, projetando cenários pessimistas, realistas e otimistas, a fim de preparar melhor a indústria para as oscilações do mercado e deixar certa quantia de dinheiro reservada para casos de emergência. Tomar decisões precipitadas sem base no planejamento pode gerar dívidas inesperadas para o negócio.

Pegar empréstimos sem ter condições para pagar posteriormente

Muitos empresários, ao abrir uma fábrica, fazem diversos financiamentos para comprar máquinas. Se essa compra for feita sem planejamento e estudo, tais equipamentos podem ficar ociosos e não produzirem o tanto necessário para valer o investimento. Por isso, empréstimos devem sempre ser feitos com um plano de recuperação por trás. Uma maneira de evitar financiamentos é abrir a empresa já com capital de giro suficiente para pagar despesas operacionais com uma boa margem de segurança.

Achar que o produto é bom o suficiente para se vender sozinho

Atualmente, inbound marketing é um dos métodos mais eficientes para atingir clientes em potencial. Tal método os atrai voluntariamente para comprar o produto ofertado pela empresa. Portanto, para conseguir visitas ao blog ou site, empresários devem produzir e disponibilizar conteúdo personalizado e relevante, tendo sempre em mente o objetivo final de encantar os clientes.

O Facebook e o Google são dois exemplos de sites que permitem a promoção de anúncios. Para escolher qual a melhor forma de prospectar, deve-se estudar como os futuros clientes são melhor atingidos. A partir disso, deve-se investir assertivamente uma parcela dos rendimentos da indústria em marketing.

Contratar mão de obra errada e desqualificada

Uma empresa tem como um de seus pilares principais a sua equipe. Contratar pessoal errado pode causar prejuízo econômico e promover valores desalinhados, afetando a gestão sustentável. Uma equipe de sucesso tem profissionais com habilidades variadas  que passam constantemente por capacitações, a fim de que o negócio fique sempre competitivo frente às inovações do mercado.

Para que o negócio seja eficaz e lucrativo, deve-se sempre ter em mente a necessidade de planejar e investir conscientemente, fazendo assim diminuir as despesas não planejadas e aumentar a receita.

Tem interesse em montar uma indústria e sente que precisa de suporte? Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: