Desenvolvimento de produtos: Saiba quais são os primeiros passos para executar sua ideia!

Por Catarina Rodrigues

O primeiro passo para o desenvolvimento de produtos é a ideia, definir o que você quer lançar no mercado. É necessário saber o quão inovador é o produto, assim como as suas características e aspectos. É importante, também, ter noção do espaço, dos investimentos financeiros e do tempo que você tem disponíveis para essa tarefa.

No desenvolvimento de produtos, é essencial ter bem claro quais objetivos você quer alcançar com eles. Seja para realização pessoal, seja para aumento do seu lucro, é importante ter definido quais as principais motivações que regem seu projeto. Saber quantas pessoas e qual o tipo de público você deseja atingir, assim como quanto você deseja lucrar ou produzir é essencial para a elaboração de um bom plano. Isso permite que você tenha um passo a passo factível para realizar seus sonhos com sucesso.

A importância de analisar o mercado e a concorrência

Tendo os seus objetivos definidos, é hora de analisar todo o mercado que você quer atingir. Um dos pontos a serem estudados é o quanto seu público está disposto a pagar pelo seu produto. Também é importante conferir se o preço do seu produto satisfaz os desejos do cliente. É necessário verificar, ainda, o preço da concorrência para colocar um valor competitivo no mercado e atrair mais clientes.

A análise financeira é de suma importância para maximizar qualquer tipo de lucro que você almeja obter. Isso decorre do fato de que é importante saber em qual mercado você está atuando para estimar o quanto você poderá obter. Se você quer, por exemplo, investir no desenvolvimento de produtos alimentícios, é interessante saber que o mercado de alimentos é promissor e conhecer as várias tendências a se apostar.

A importância de conhecer as normas que regulamentam a fabricação desse tipo de produto

Outro ponto de estudo são as normas que regem o produto de interesse, pois quase todas as mercadorias são regulamentadas. Assim, é essencial conhecê-las para evitar multas devido à não conformidade a essas normas, como as colocadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ter um bom estudo de normas é importante, também, para reduzir acidentes de trabalho, melhorar a produção, aumentar a qualidade e, assim, ganhar a confiança do seu cliente. O ramo alimentício exige rigoroso estudo acerca desses pontos, sendo importante, por exemplo, um Manual de Boas Práticas de Fabricação.

É essencial saber qual é a viabilidade de execução dessa ideia nos mais diversos aspectos

São vários os pontos que têm de ser levados em consideração ao se desenvolver um produto – objetivos, mercado, concorrência. Assim, é muito importante analisar profundamente todos os aspectos que cercam a produção e identificar processos que sejam um gargalo. Dessa forma, você pode verificar se a ideia que você está desenvolvendo é realmente viável. Para isso, deve-se garantir tanto a acessibilidade a todos os materiais que você necessita quanto a viabilidade financeira.

Gerar novas ideias e novos produtos pode ser uma oportunidade de mudar de vida, realizar sonhos e, ainda, obter lucro. No entanto, colocar essas ideias em prática no mercado é uma tarefa bem desafiadora. Por isso, uma consultoria especializada pode ser a chave para o sucesso desse novo projeto. A Mult Jr pode ser o que você precisa para alcançar seus objetivos, entre em contato conosco para um diagnóstico sem custo aqui.

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: