Fábrica de Temperos: Construindo sonhos

Muitos clientes da Mult Jr tem sonhos latentes, que ficam na geladeira por um bom tempo. Ajudamos o cliente a tirar sua ideia de Fábrica de Temperos do papel e transformá-la em um negócio altamente competitivo. Isto é, seja o seu sonho na área de alimentos ou indústria, temos a solução única para você.

O começo

ícone de lampada amarela acesa em fundo azul
O cliente sempre teve o sonho de desenvolver uma Fábrica de Temperos.

O nosso cliente teve uma vida rotineira dentro de agências bancárias, atendendo clientes e fazendo cálculos financeiros. Porém, tinha um sonho para quando se aposentasse: ter seu próprio negócio, uma fábrica de temperos.

Apesar de sua vontade antiga, o cliente não tinha conhecimento suficiente para montar sua fábrica por conta própria. Foi neste momento que, em alguma de suas pesquisas pela internet, ele conheceu a Mult Jr. Desde a primeira conversa nós embarcamos neste sonho juntos. Tínhamos certeza que, ao final do projeto, saberíamos como montar uma fábrica de temperos.

O projeto “Fábrica de Temperos” – Planejamento

Salt and pepper premium icon

O planejamento do projeto envolvia inicialmente uma etapa de pesquisa de mercado, pretendendo entender quais eram os temperos mais utilizados na culinária brasileira, para que o cliente já iniciasse seu novo empreendimento atualizado com as tendências do mercado. Foi a etapa em que tivemos a nossa maior dificuldade. Inicialmente, não sabíamos como realizar a pesquisa de maneira a obter os resultados que esperávamos. Era um assunto muito subjetivo nas fontes de pesquisa mais comuns (internet, livros, empresas do ramo). Em síntese, nenhuma fornecia respostas claras embasadas em dados em que podíamos confiar. Então, tivemos a ideia que direcionou todo o restante do projeto: faríamos uma visita a um dos melhores mercados do mundo – o Mercado Central de Belo Horizonte.

O projeto “Fábrica de Temperos” – Execução

Durante a visita, que durou um dia inteiro de trabalho, passamos por mais de 15 lojas de temperos. Observamos diversos fatores: a disposição dos produtos na loja, a disponibilidade de cada mercadoria, qual embalagem era mais utilizada, quais eram os itens mais procurados, quais eram os fornecedores dos alimentos e das embalagens, quais eram os preços médios praticados, além dos problemas com armazenamento e transporte das mercadorias.  Por meio de conversas com vários clientes e vendedores, identificamos a opinião dos consumidores sobre os temperos, visando a enxergar uma tendência no mercado.

A partir dos resultados da visita, conseguimos guiar todos os nossos próximos passos. Definimos os 20 temperos que teriam o foco do nosso estudo. Passamos, então, a buscar informações sobre a aquisição, o processamento e o envase destes produtos. Com os dados de fornecedores que conseguimos no Mercado Central, fizemos diversos orçamentos de maquinários relacionados à moagem, pesagem e embalagem dos alimentos. Paralelamente, estudamos as normas que regulamentavam este setor, juntamente aos órgãos regulamentadores – Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); secretarias regionais e municipais – por meio de ligações telefônicas e buscas em seus respectivos sites.

Com todos estes resultados em mãos, fizemos um estudo financeiro de todo o processo. Ele levava em conta os custos de aquisição dos produtos e maquinários, os preços médios de venda de cada tempero, os custos de embalagem e o lucro bruto do processo. Esses dados foram reunidos em uma planilha de controle, juntamente com um manual de como utilizá-la. Dessa forma, a planilha era adaptável para qualquer quantidade de produtos que fossem comercializados, permitindo o controle de todo o processo.

ícone de uma planilha de controle - com gráfico em pizza e checks - num fundo verde
Entregamos uma planilha para controle financeiro do processo.

Resultados

Após meses de pesquisa, entregamos o que prometemos: um relatório contendo um passo-a-passo de como o cliente tiraria o seu sonho da Fábrica de Temperos do papel. Esse documento explicava detalhadamente todas as etapas percorridas e todas as considerações feitas, visando a alcançar a maior clareza e transparência possível. A apresentação para o cliente foi um sucesso. Ele ficou tão satisfeito com as entregas que convidou toda a equipe para um almoço. Foi um momento de muita alegria e satisfação para todos os envolvidos! O cliente nos contou das suas expectativas para a implementação da fábrica, e os membros da equipe disseram o quanto estavam felizes e realizados por terem conseguido iniciar a concretização de um sonho antigo.

Para a equipe e para a Mult Jr, ficaram vários aprendizados. Primeiramente, agora temos a certeza de que conseguimos realizar projetos nessa área. Temos uma experiência que foi adquirida ao longo do caminho, abrindo oportunidades para novos projetos. Além disso, ganhamos mais um cliente satisfeito, seguindo nossa missão de concretizar o sonho dos empreendedores brasileiros. Agora, o nosso cliente pode colocar a sua ideia da Fábrica de Temperos em prática. 

Também possui um sonho e quer descobrir como realizá-lo? Entre em contato com a gente para que possamos te ajudar!

Por Luca Mazzieiro

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