Conheça as Boas Práticas de Fabricação para evitar a contaminação

Por Mariana Gouvea

A disseminação do novo coronavírus levou diversos países a enfrentarem uma nova realidade. Cada dia existem mais notícias de governantes decretando quarentena e fechamento de setores do comércio. O Brasil não está imune a tais impactos e vários estados já vivem restrições. Assim, vivemos um momento em que, mais do nunca, é essencial garantir um produto seguro. Então, se você quer permanecer produzindo e encontrar meios de evitar a contaminação dos produtos, esse texto é para você!

Uma boa maneira de adequar sua fábrica para esse momento está em se atentar às Boas Práticas de Fabricação. Em resumo, essas práticas, conhecidas como BPFs, direcionam os estabelecimentos de cada setor para a adequação da produção às normas vigentes. Ademais, adotar essas condutas, presentes no Manual de Boas Práticas de Fabricação, é, também exigência da ANVISA e sua certificação permanecerá nesse período. Listamos, então, algumas dicas de como se preparar para esse momento:

Preste atenção nas práticas de higiene

Uma maneira eficaz de evitar a contaminação é reforçar a limpeza das mãos. Portanto, oriente seus colaboradores a lavarem as mão frequentemente, sempre com água e sabão. Distribua pelo local de trabalho, sempre que possível, frascos com álcool gel 70%. Essa é uma boa maneira de garantir a limpeza das mãos quando não puder usar com água e sabão. Essa medida inclusive já foi adotada por estabelecimentos que permanecem abertos, mesmo na quarentena, como farmácias e supermercados. 

Além disso, esteja atento à limpeza do ambiente de trabalho. Certifique-se de que maçanetas, mesas, bancadas e demais áreas de contato serão frequentemente lavadas. Água e sabão continuam sendo uma boa maneira fazer essa limpeza, mas existem outros produtos que podem ser utilizados. O próprio álcool 70% é uma opção, assim como demais produtos que possuem o álcool em sua composição. Outro bom sanitizante contra o vírus é o hipoclorito de sódio 0,5%. 

Evite a contaminação cruzada

A contaminação cruzada acontece quando seu produto entra em contato com outros materiais que já estavam contaminados. Quem atua no ramo alimentício deve estar sempre atento ao controle de qualidade de alimentos, além de tomar medidas especiais durante a pandemia. Existem algumas práticas simples que podem evitar esse tipo de contaminação. 

Lave os ingredientes antes de os utilizar, logo quando chegam até o seu local de produção. É possível lavar frutas com esponja, usando detergente, e folhas de verduras com algumas soluções sanitizantes, como a de hipoclorito. Além disso, esteja atento às embalagens que chegam até a sua produção. Jogue fora aquilo que for possível, como caixas de papel e pacotes de plástico. Além disso, limpe aquelas que precisam ser armazenadas. Novamente, utilize água com sabão ou borrife álcool 70%. 

Organize a sua produção

Entender a linha de produção do seu negócio pode ajudar muito em vários cenários, e a pandemia é um deles! Mapear os processos industriais facilita a identificação e o entendimento de problemas que poderiam não ser notados, o que é uma vantagem por si só. Entretanto, essa também é uma medida que pode ajudar a evitar a contaminação do seu produto.

Ao mapear os seus processos é possível ter em mente todas as etapas que merecem mais atenção. Pode-se, por exemplo, ver os momentos e os locais onde existe a entrada da matéria prima na sua produção. Esses são ótimos pontos para aplicar medidas que reduzem a contaminação cruzada. Além disso, é possível identificar fases da produção que envolvem muitos colaboradores. Esses são bons locais para disponibilizar álcool gel para os funcionários, ou investir em outras opções de higienização. 

Adote os Procedimentos Operacionais Padrão

Conhecidos como POPs, os Procedimentos Operacionais Padrão, conseguem complementar as Boas Práticas de Fabricação. Pois, juntos, esses documentos contribuem com a garantia das condições higiênicas e sanitárias necessárias para um bom processo produtivo. Eles descrevem os procedimentos de forma objetiva, além de estabelecer instruções sequenciais para a realização de operações da produção. Os POPs também apresentam vantagens em momentos de menor preocupação com a contaminação, mas são essenciais agora!

Uma indústria, ao adotar os POPs, padroniza seus processos, minimizando possíveis erros e variações, evitando a contaminação do produto. Além disso, por auxiliarem na manutenção do bom funcionamento do estabelecimento, propiciam a adoção de medidas assertivas, sempre que preciso. Com isso, as propriedades finais dos produtos são mantidas, bem como o padrão de qualidade. Buscando evitar a contaminação, pode-se adotar POPs que visem uniformizar atividades, além de minimizar desvios na produção fruto de inadequações. 

Invista nas Instruções de Trabalho

As Instruções de Trabalho, ou ITs, descrevem como os procedimentos devem ser realizados dentro de um processo. Diferente dos POPs, objetivos e voltados para um processo como um todo, as ITs são específicas e detalhadas. Focam em orientações que visam estabelecer um padrão técnico. Ao apresentar o passo a passo, detalhado, de uma tarefa, permite que qualquer funcionário execute o procedimento, alcançando resultados esperados. Dessa forma, são sempre benéficas para o seu negócio, mas apresentam vantagens especiais para esse momento. 

As ITs fazem parte do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), uma ferramenta capaz de melhorar a produtividade de um negócio. Ao explicarem a realização correta cada etapa do processo, evitam erros que podem ser portas de entrada para a contaminação. Pode-se, por exemplo, usar ITs voltadas para o abastecimento de matéria prima. Ao detalhar como receber esses materiais, diminui-se a chance de ter seu produto contaminado por vírus presentes neles. 

Tomar diversos cuidados com a sua produção é essencial nesse momento. Como você viu, existem várias formas de se evitar a contaminação. Contar com a ajuda de uma consultoria especializada pode ser um ponto chave para garantir a segurança do seu produto. 

Tem interesse em continuar produzindo durante a pandemia e achou interessante as opções que levantamos aqui? Entre em contato conosco. Estaremos felizes em poder te ajudar a garantir a sua segurança e a de todos os seus clientes!

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: