Como Não Estudar Qual a Embalagem Certa Impacta a Qualidade do Seu Produto Alimentício?

 

Ser dono do seu próprio negócio é um sonho da maior parte dos brasileiros e um ramo muito promissor é o da indústria alimentícia. De acordo com o Relatório Anual da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA), em 2017 essa indústria cresceu 4,6%. Atingindo a cifra de R$ 642 bilhões que é cerca de 9,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Entretanto, ao iniciar uma indústria de alimentos, diversos aspectos precisam ser considerados para potencializar o produto final, em que um dos principais é a embalagem certa.

Podemos nos questionar, mas por quê a embalagem é tão significativa? Para obter um produto final mais atraente, de modo a agradar o cliente, a qualidade da produção é essencial. E para assegurar essa qualidade, alguns fatores influenciam muito, como os ingredientes, aditivos e embalagens. Pensando nisso, de qual forma não escolher a embalagem certa impacta a qualidade do seu produto?

Como a embalagem atrai o cliente?

 A embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto, logo é um veículo de venda e divulgação da marca e da sua identidade. E por isso é uma das principais características na hora da compra. Em meio a prateleiras com muitos produtos similares, é o marketing do produto, presente no visual da embalagem certa, que gera um diferencial para o consumidor. 

comida-e-restauranteComo o cérebro reage às cores de modos diferentes, esse estudo do estilo é muito importante para que uma escolha errada não afete seu produto. Por exemplo, embalagens brancas transmitem pureza e simplicidade, enquanto cores vivas, como laranja e amarelo, representam energia e diversão. Desse modo, uma embalagem branca para um energético seria uma má escolha que provavelmente tornaria o produto menos atrativo.

A falta da embalagem certa pode gerar desperdício de alimentos?

A falta da embalagem certa está diretamente relacionada com o desperdício de alimentos. Atualmente, cerca de um terço de todos os alimentos produzidos no mundo vão para o lixo. Esse alto desperdício de alimentos gera uma grande preocupação nos grandes produtores de alimento hoje em dia. Sendo assim, discussões a respeito da melhor forma de embalar um produto são estratégias interessantes para evitar esses problemas. 

Determinados fatores ao escolher uma embalagem podem influenciar no futuro lanchedesperdício de alimentos do seu produto. O primeiro deles é a falta do formato adequado, uma vez que sem uma otimização do formato, maiores perdas e desperdícios serão gerados. Além disso, quanto mais estável for a embalagem, maior a probabilidade do seu produto chegar ao consumidor final e não ser descartado durante o processo de transporte ou armazenamento. 

O segundo fator que pode gerar consequências negativas é a má escolha da atmosfera presente dentro da embalagem. Isso ocorre, uma vez que os gases em contato com o alimento produzido podem acelerar ou inibir o processo de proliferação de bactérias e fungos. Sendo assim, reduzir a quantidade de oxigênio em contato com o alimento pode retardar o seu processo de vencimento e o posterior desperdício. Além disso, alguns materiais para lacrar a embalagem podem impedir que esses microrganismos entrem no produto.

Como a embalagem afeta a logística do transporte?

Outro ponto bastante relevante é o quanto a falta da embalagem certa está diretamente relacionada com a logística do transporte e do estoque do seu produto. Uma vez que não só a produção, mas a distribuição do produto deve ser planejada. Para que este chegue bem ao consumidor final, muitas vezes são necessárias embalagens secundárias e terciárias. Caso não seja a embalagem certa, tantas embalagens ocupam mais espaço. Nessa situação, há maior demanda de tempo (carga e descarga), o que custa mais caro para o produtor. 

Ademais, vários problemas podem acontecer se as embalagens não forem bem pensadas.garrafa-de-refrigerante Como diminuição da produtividade, aumento do tempo de entrega e da organização em armazéns e estoques, aumento da probabilidade de acidentes, bem como de contaminações no produto. Ainda a escolha incorreta da embalagem aumenta os custos do transporte, o que está diretamente relacionado com os lucros da sua produção. 

A embalagem certa auxilia na durabilidade?

Por fim, a durabilidade é um fator muito relevante quando se trata da escolha da embalagem certa. A escolha do material inadequado para a embalagem do seu produto pode gerar consequências bastante negativas. Alguns exemplos são no aspecto, cor, sabor, odor e validade do alimento. Por isso a ANVISA regula tipos de embalagens e materiais que podem ter contato com alimentos. E caso não seja feita a escolha correta da embalagem, a produção pode se tornar irregular perante à ANVISA. 

Dessa forma, é extremamente importante estudar os diferentes tipos de materiais (papelão, isopor, plásticos, madeira, materiais metálicos, entre outros) e como esses podem aumentar a vida útil do produto.

Marketing: A importância de escolher a embalagem adequada para o produto

Sendo assim, é muito importante ressaltar os principais pontos da escolha certa da embalagem, pois influencia diretamente na forma que o consumidor visualiza o seu produto. Desse modo, é importante que a estética dele seja algo compatível com o tipo prateleirade consumidor que você tem. Além disso a disposição do rótulo, das informações do produto e a escolha adequada das cores são essenciais para chamar a atenção nas prateleiras do mercado. 

Além da importância visual, é bastante relevante que a embalagem leve em consideração um formato adequado e uma boa escolha da atmosfera que está em contato com o seu alimento, a fim de diminuir possíveis desperdícios. Além disso, o estudo da embalagem certa deve também considerar o transporte e o estoque do produto, bem como uma forma de conservar as propriedades que aquele produto oferece. 

Com o objetivo de entender melhor qual a melhor embalagem e como ela pode influenciar no seu produto é bastante relevante trabalhos de consultoria, uma vez que são realizados por pessoas que realmente entendem a importância de escolher a embalagem adequada e saibam de forma profissional fazer um estudo para aumentar a vida útil do seu alimento.

Está interessado em escolher a embalagem certa do seu produto? Entre em contato conosco!

One Reply to “Como Não Estudar Qual a Embalagem Certa Impacta a Qualidade do Seu Produto Alimentício?”

  1. Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: