Como Montar sua Fábrica de Hambúrgueres

Por Isabella Siqueira

O setor alimentício obteve uma participação de 10% no PIB de 2019, segundo a pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos. O bom desempenho do consumo de hambúrgueres, no varejo e no seguimento de fast-foods, sustentam sua participação significativa no mercado. 

Os hambúrgueres se apresentam como uma das principais opções de lanche dos brasileiros. Eles se diversificaram em tradicionais, gourmets, veganos, vegetarianos e os clássicos fast-foods. Superaram a função de apenas substituir uma das refeições e passaram a integrar a rotina de alimentação dos consumidores.

Apesar da grande demanda no país, o Brasil possui ainda poucas marcas explorando a produção de hambúrgueres. Diferentemente das grandes franquias multinacionais que produzem seu próprio hambúrguer, de maneira geral, as hamburguerias optam por adquirir de fornecedores.

Considerando esse cenário, montar sua fábrica de hambúrgueres pode ser uma decisão acertada de investimento. Confira a seguir os principais elementos a serem pensados para você abrir sua fábrica de hambúrgueres. 

Escolha dos tipos de hambúrgueres a serem produzidos

Dos clássicos fast-foods, passando pelos tradicionais e chegando aos contemporâneos gourmets, vegetarianos e veganos, hambúrgueres possuem uma infinidade de sabores.

Tradicional

O mais antigo dos tipos, consiste em um produto cárneo industrializado obtido de carne moída de animais de açougue. É comum encontrar no mercado hambúrgueres feitos de blends – combinação de carnes – de origem bovina e suína.

Gourmet

Tem por características ser produzido com ingredientes mais frescos, diferentemente dos tradicionais que são processados em sua produção. Além disso, são produzidos por cortes mais nobres e determinado teor de gordura garantindo maior sabor e textura ao produto. 

Vegetariano

Hambúrgueres vegetarianos não levam carne em sua composição mas contêm em sua formulação elementos de origem animal. Podem ser preparados a partir da soja, milho, leguminosas e cereais. 

Veganos

Em sua composição não há ingredientes nem aditivos de origem animal, sendo fabricados para atender um mercado crescente de consumidores. Em geral, são preparados com proteína de soja, milho, batata e cereais. 

Planejamento

Ter um bom planejamento é crucial para o sucesso de um negócio. Assim, o primeiro passo é conhecer o mercado em que se deseja atuar. É recomendável buscar fatores que influenciam a competitividade do produto tais como vida útil, preço, alcance de mercado e inovação. Dito isso, é interessante visar segmentos em alta, como o mercado de produtos gourmet. 

Além disso, outro ponto é pensar a localização da fábrica. Deve-se levar em consideração a proximidade com o mercado consumidor, pontos comerciais e também fornecedores de insumos. Ainda, é necessário analisar fatores como disponibilidade e custo de energia elétrica, água tratada de qualidade e mão de obra.

Estrutura da Fábrica de Hambúrgueres

Para montar uma fábrica de hambúrgueres geralmente são necessários alguns equipamentos específicos. Por exemplo, moedores homogeneizadores, modeladores, congeladores e embaladoras. Há diversas opções acessíveis para esse equipamentos e, para volumes maiores de produção, é possível encontrar soluções automatizadas. 

Além desses equipamentos, o espaço de produção deve comportar locais para recepção e armazenamento de matérias-primas e disposição de maquinários. É necessário também um espaço destinado a parte administrativa e vestiários destinados a funcionários da produção.

Vida Útil

Primeiramente, para estender a vida útil do seu produto, é necessário lutar contra agentes deteriorantes. Retardar a ação desses agentes é, portanto, o objetivo principal na conservação dos produtos. As alterações são classificadas como microbianas, físicas e químicas. 

As alterações físicas ocorrem de pressões ou choques mecânicos, como o amassamento dos discos de carne, prejudicando o produto. As microbianas provém da ação de bactérias e fungos que encontram condições favoráveis para se desenvolver metabolicamente. Os produtos liberados por esses agentes causam a deterioração dos alimentos evidenciada pelo mau odor e mau sabor. Já a deterioração química ocorre devido à decomposição dos nutrientes, como é o caso da oxidação de gorduras.

Portanto, para garantir a preservação dos produtos cárneos é necessário inibir a ação desses microrganismos. Os produtos inseridos na receita capazes de estender a vida útil do produto são conhecidos como aditivos. No caso da fabricação de produtos cárneos, os aditivos frequentemente utilizados são conservantes e antioxidantes. Os conservantes atuam inibindo a ação de bactérias deteriorantes. Os antioxidantes, por sua vez, evitam a oxidação e decorrente degradação sensorial do produto.  

É importante ressaltar que os aditivos são regulamentados pela Anvisa.  Isto é, há uma série de normas que delimitam o uso das substâncias adequadas e qual a quantidade segura. Portanto, acentua-se a importância de ter um serviço de consultoria que sirva como auxílio a essas decisões. 

Legislação

Os órgãos regulamentadores de produção de hambúrgueres são a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A finalidade da legislação é garantir a saúde do consumidor, e por isso ela se preocupa em controlar os estabelecimentos. Portanto, seguir as normas estabelecidas por esse órgão garante não só uma atuação legal como também a segurança dos produtos. 

O MAPA normaliza a industrialização de produtos de origem animal. Já a ANVISA delimita aditivos alimentares autorizados para o uso em carnes e produtos cárneos. 

Conclusão

Por fim, o mercado de hambúrgueres se mostra bastante promissor, registrando crescimentos constantes e boas estimativas para o próximo ano. Ou seja, é uma excelente nicho de investimento. No entanto, estruturar uma fábrica de hambúrgueres requer um bom planejamento. Um consultoria especializada, como a Mult, te dará a segurança necessária para construir e expandir seu negócio. 

Agora é com você! Dê o próximo passo, leia também nosso texto sobre como lançar um produto no mercado ou entre em contato conosco.

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