Como Fazer um Bom Planejamento da Produção de sua Indústria

Por Pedro Cabral

O planejamento da produção de uma unidade industrial é o primeiro e o mais importante passo para seu sucesso. Ao se planejar bem as ações e processos a serem estabelecidos, pode-se evitar vários erros na montagem de sua indústria. Por isso, empreendedores de sucesso têm objetivos e metas bem definidos e planos de ação claros.

Um bom Planejamento e Controle da Produção (PCP) pode trazer vários benefícios. Com o PCP, os processos tornam-se sistematizados, diminuindo erros e aumentando a qualidade dos produtos produzidos. Uma indústria bem planejada possui setores e etapas da produção bem integradas, o que diminui muito os desperdícios de matérias-primas, tempo e dinheiro. Conheça aqui os 7 tipos de desperdícios industriais que podem prejudicar o seu negócio.

O PCP permite monitorar e controlar os resultados e metas de sua indústria. Planejar é fundamental, mas tem pouca valia se a empresa se agarra ao plano, ignorando as dificuldades que surgem no caminho. O controle, portanto, é importante para garantir que as metas sejam atingidas e para sugerir melhorias que incrementem a eficiência dos processos e, consequentemente, a lucratividade.

O Planejamento e Controle da Produção é Estratégico

O PCP de uma unidade industrial só faz sentido se estiver inserido no planejamento estratégico – base de qualquer negócio – da empresa. Assim, está englobada nele a visão do futuro da empresa, onde ela estará no mercado em alguns anos, a longo prazo.

O planejamento tático, que deve ser feito para o médio prazo, transforma a visão de futuro em números, metas e objetivos palpáveis. Por fim, o planejamento operacional traz ações práticas que devem ser tomadas no curto prazo para se alcançar os objetivos.

Dessa forma, o Planejamento e Controle da Produção Industrial deve se comunicar bem e estar alinhado com os planejamentos estratégico, tático e operacional da empresa. Afinal, é pela produção de mercadorias que se gera lucros e se atinge as metas propostas. Então veja abaixo as etapas de um planejamento industrial.

Diagnóstico Inicial

O primeiro passo para a realização de um PCP é um bom diagnóstico da situação inicial da empresa. Então repense a missão e os objetivos de sua indústria; coloque no papel quais são seus maiores pontos fortes e possíveis fraquezas. Além disso, tenha em mente sua posição no mercado hoje e onde você quer chegar.

Sua indústria já tem processos bem definidos? Já está em operação ou seu negócio ainda está em fase de elaboração? Ter respostas claras para essas perguntas é crucial para começar o planejamento da produção.

Responda às Perguntas Fundamentais

Depois do diagnóstico inicial do seu negócio, é o momento ideal para responder às perguntas fundamentais que irão guiar o PCP de sua empresa:

  • O que você quer fazer?
  • Por que quer fazer?
  • Quem fará cada etapa?
  • Como fará?

É nesse momento que a gerência definirá quem executará qual tarefa, o tipo de maquinário utilizado, qual será o espaço reservado para cada atividade, entre outras disposições. Note que o conhecimento apropriado dos recursos humanos disponíveis e até mesmo da planta do imóvel onde está instalada a organização é fundamental.

Estabeleça Metas

Se as perguntas fundamentais do seu negócio já estiverem devidamente respondidas, agora é a hora perfeita para que suas metas sejam estabelecidas. Guie as decisões do planejamento de sua indústria pelos objetivos propostos. Dessa forma, a atividade industrial será uma ferramenta para o sucesso da empresa e não um problema a ser constantemente resolvido.

Para que você chegue onde quer chegar, quantos funcionários deve ter? Qual maquinário será útil para a escala de produção desejada? O layout da sua unidade industrial compromete ou ajuda a produção? Seus funcionários possuem a instrução necessária para operar os processos que serão incumbidos a eles? O planejamento da produção deve abranger todas as áreas da empresa.

Não Planejar é Perder Dinheiro

O planejamento da produção industrial é um meio de aumentar a eficiência do processo produtivo. Através dele, a produção é integrada, evitando desperdícios, prevenindo falta de componentes e controlando insumos, matérias-primas e estoque disponíveis. Dessa forma, o PCP é algo primordial para os negócios de sucesso.

Por se tratar de algo extremamente importante, o PCP deve ser bem realizado. Assim, muitas vezes, pela complexidade do planejamento, algumas falhas ou desatenções podem comprometer sua aplicação com eficácia. Pensando nisso, a Mult Jr oferece o serviço de planejamento industrial. Entre em contato conosco e evite desperdícios, aumente a qualidade de seus produtos e seus lucros!

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: