Como expandir o seu mercado?

Hoje em dia, várias pessoas buscam realizar o sonho de ter o próprio negócio. No entanto, existem alguns desafios a serem enfrentados para melhorar a rentabilidade do empreendimento, como ocorre na indústria alimentícia. Uma das estratégias para se atingir isso é expandir o seu mercado, atraindo novos clientes e ampliando as vendas.

Nesse momento de expansão, alguns cuidados devem ser tomados. É importante se planejar bem para aumentar sua competitividade no mercado, evitando prejuízo. Assim, é preciso levar em conta fatores que influenciam nesse processo, bem como formas adequadas de desenvolvimento dos produtos. Diante disso, listamos quatro considerações fundamentais para expandir seu mercado.

Aumente a vida útil do seu produto

O prazo de validade informa ao fornecedor ou cliente por quanto tempo o produto pode ser vendido ou consumido. Vários fatores influenciam nesse prazo, como as características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais (aroma, sabor, aparência e textura) do produto. É necessário conhecer bem esses aspectos, de modo a procurar aumentar a vida útil da mercadoria. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da adição de conservantes alimentícios.

Na escolha do conservante ideal, deve-se considerar diversas propriedades intrínsecas ao alimento a ser preservado. Já em relação às características microbiológicas, é extremamente importante garantir as condições sanitárias básicas em toda a cadeia produtiva.

Aumentar o prazo de validade do produto é a parte mais essencial para alcançar mercados mais distantes. Além disso, permite criar opções de venda além de encomendas, visto que os produtos podem ser estocados por mais tempo. Dessa forma, tal parte do processo é indispensável para expandir seu mercado.

Atente-se às condições de estocagem

Não importa qual o tamanho de sua empresa, o controle de estoque é essencial para garantir sua competitividade no mercado. Para proteger a integridade e conservação dos produtos, condições como temperatura, umidade, higiene, iluminação e ventilação são primordiais. Por exemplo, o local de armazenagem de alimentos congelados deve ser devidamente equipado para manter a temperatura e umidade adequada.

Logo, é preciso lembrar que a forma de armazenamento depende do tipo de produto. Enquanto alguns alimentos precisam ser armazenados sob congelamento ou refrigeração, outros podem ser mantidos à temperatura ambiente. Isso também define o tipo de infraestrutura necessária. No caso de alimentos congelados, existe ainda o tempo apropriado de congelamento de cada alimento.

Além destes, fatores como manuseio, condições de empilhamento e despacho para transporte também devem ser analisados na escolha do local. Tudo isso faz parte do planejamento da operação logística de um negócio. Assim, se você quer implementar estoque para vender para estabelecimentos comerciais, por exemplo, é interessante ter esses aspectos em mente. Afinal, caso essas condições não sejam satisfeitas, pode ocorrer a deterioração do produto. Elas também permitem agilizar o processo, desde que os produtos sejam bem organizados no armazém.

Outro fator importante é realizar um controle de entrada e saída de todos os itens do estoque. Isso facilita a rastreabilidade dos produtos, ou seja, o conhecimento sobre a origem e localização da mercadoria na cadeia logística. Se você observar algum defeito, mas não souber de onde veio o produto, o gerenciamento do seu negócio é dificultado. Então, você pode fazer a etiquetagem das mercadorias, armazenando-as de acordo com a data de fabricação, por exemplo. Desse modo, a rastreabilidade permite medidas de resposta mais rápidas em casos de incidentes de alimentos.

Utilize embalagens apropriadas

A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre a marca e o consumidor final. Os consumidores têm preferência por adquirir produtos com envoltórios mais atraentes. Por esses motivos, escolher a embalagem adequada implica em diversos fatores que podem favorecer as vendas.

Mais do que apenas uma estrutura, as embalagens desempenham um papel importante na proteção e na melhor conservação dos alimentos. O acondicionamento efetivo garante que os produtos apresentem qualidade satisfatória em termos nutricionais durante todo o tempo de validade. Tudo isso objetiva a segurança alimentar do consumidor, por isso a escolha deve ser apropriada para cada tipo de alimento.

No que refere à logística, uma boa embalagem interage com vários aspectos, como o transporte, o manuseio e o armazenamento. Com a embalagem certa, pode-se diminuir os custos de produção, reduzir as perdas e aumentar o nível do serviço prestado.

Faça o transporte de maneira correta

Por fim, o transporte é também um fator que deve ser pensado. O transporte correto possibilita manter as propriedades específicas do produto, como cor, textura, sabor e odor. Para isso, é preciso se preocupar com a exclusividade do veículo. Transportar alimentos de diferentes origens pode, às vezes, provocar a contaminação dos mesmos.

Atentar-se à distância que se encontra o mercado para o qual você está vendendo é igualmente necessário. O transporte de alimentos perecíveis, por exemplo, precisa ser priorizado de modo a evitar a deterioração destes. Logo, para evitar perdas, deve-se transportar apenas alimentos que sobrevivam ao tempo necessário para o transporte. Isso deve ser considerado, sobretudo, para se atingir o mercado mais distante que você deseja abranger.  

Quanto às condições do veículo, para atender às necessidades de conservação do produto, algumas medidas precisam ser tomadas. Manter a temperatura adequada e o ambiente devidamente higienizado são quesitos indispensáveis nessa situação.

Seguindo esses passos, é possível garantir uma maior rentabilidade para seu negócio através da expansão de seu mercado. Para que isso aconteça, o aumento de validade do produto alimentício é o primeiro ponto a ser pensado. Nesse momento, contar com uma consultoria pode te ajudar planejando como alcançar esses objetivos.

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