Como Abrir uma Empresa em Época de Crise

Por Frederico Baker

É um fato que recessões econômicas são cíclicas, elas sempre vêm e voltam. Então, o mercado estar ruim agora, não significa que ele se manterá dessa forma para sempre. Assim, períodos de crise podem ser uma boa oportunidade para abrir o seu negócio, mas é preciso ter cautela. Visto isso, apesar de ser um momento de incertezas, vale a pena pensar em abrir a sua empresa em época de crise.

Por que devo pensar em abrir minha empresa em época de crise?

São nesses momentos que novas demandas surgem, as pessoas não deixam de comprar, apenas compram de formas diferentes. Buscam produtos mais em conta, outras formas de pagamento, prezam por serviços online, dentre muitas outras coisas. Por isso, existe muito espaço para inovação e se você conseguir identificar esses setores, terá bons resultados. Além disso, a concorrência em períodos de crise é bem menor. Menos pessoas decidem investir e empreender e muitas outras empresas fecham as portas.

Com isso, separei a seguir algumas dicas para fazer investimentos assertivos em épocas de crise.

O planejamento é fundamental

Apesar de apresentar oportunidades, investir neste momento não é algo simples e possui certo risco. Por isso, o planejamento se torna ainda mais essencial para abrir um novo negócio. A ideia precisa estar muito bem estruturada e com um planejamento impecável para evitar ao máximo desperdiçar recursos com essa jogada. Antes de qualquer coisa, você precisa pensar o que vai precisar de investimento, exatamente qual maquinário você vai comprar e qual será o seu processo produtivo. Isso é muito importante para você ter certeza da viabilidade do seu negócio e não fazer investimentos desnecessários.

Tendo isso em mente, esse período da quarentena pode ser um bom momento para planejar a abertura da sua empresa. Mesmo que você ainda esteja inseguro não jogue tempo fora e use desse cenário para estudar e planejar o seu negócio. Dessa forma, você não será tão afetado pelas oscilações da economia e estará com tudo pronto para investir quando as coisas se normalizarem.

Entenda onde investir nesse cenário

Para lançar um novo produto ou serviço no mercado é muito importante ter em mente o problema que ele resolve e o seu público alvo. Isso se torna ainda mais importante em um momento de recessão econômica, para que você não aposte em um mercado que não tenha demanda nesse cenário. 

Você precisa procurar resolver problemas com ideias inovadoras e com baixo custo, assim terá melhor aceitação no mercado. Por exemplo, se pretende investir no ramo alimentício, uma empresa de entrega de refeições com assinatura mensal pode ser uma ótima aposta. É algo que ainda não existe muito no mercado e, de fato, resolve o problema das pessoas, porque elas se alimentam sem precisar sair de suas casas. Além disso, tem o grande diferencial que o seu cliente não precisa pedir a comida todos os dias, ele assina uma vez e sempre receberá. Agora, para garantir um baixo custo é necessário se planejar muito bem e entender o que você precisará para começar o seu negócio.

Tenha foco no cliente

Em momentos de instabilidade financeira, perder clientes se torna ainda mais crítico. Eles são a sua fonte de renda e você depende deles para que a sua empresa sobreviva. Em épocas de crise todos revisam os seus gastos e só ficam com aqueles que são prioridades. Por isso, você precisa conquistar a confiança de seus clientes, de tal forma que eles vejam o seu produto como algo importante.

Para ganhar essa confiança, você precisa tomar cuidado com o relacionamento com eles. Entretanto, no contexto atual de coronavírus mostrar para o seu consumidor que você preza pela higienização e pelas boas práticas é fundamental. Sempre deixe claro para os clientes os cuidados de higienização tomados em todo o processo que envolve seu serviço ou produto. Para fazer isso você pode mostrar para eles que a sua empresa possui um Manual de Boas Práticas de Fabricação.

Portanto, abrir a sua empresa em época de crise pode ser uma boa aposta, mas é algo que precisa de cautela. O planejamento é essencial e você pode aproveitar o período de quarentena para isso. Um outro ponto é que é necessário tomar cuidado com o ramo em que você vai investir e o foco no cliente se torna ainda mais importante.Tendo isso em vista, considere contratar uma consultoria especializada para te ajudar nessa fase do planejamento. Com certeza você será mais assertivo e não desperdiçará dinheiro dessa forma. Se você precisa conhecer melhor o caminho para lançar o seu produto ou o maquinário necessário para abrir a sua fábrica, converse com um de nossos consultores. Com certeza eles poderão te ajudar!

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