5 benefícios de se fazer um layout industrial

Por Thalles Augusto Correa

Competitividade é um fator essencial para as empresa se manterem no mercado. Para que isso ocorra, a otimização de processos é a maneira mais viável. A disposição das máquinas, o fluxo de pessoas e o armazenamento de objetos impactam diretamente na eficiência operacional. Um layout industrial bem elaborado, que reduza os custos, aumente a rentabilidade e a competitividade do negócio, é imprescindível para qualquer indústria que queira se destacar. Portanto, a seguir, apresentamos os 5 maiores benefícios que se obtém ao adotar essa prática.

1- Melhoria de utilização do espaço

Não se deve pensar na disposição do maquinário como se só um plano (a área) fosse necessário. A organização de um arranjo leva em consideração o volume. Assim, a disposição é orientada em três dimensões, de forma que a altura do estabelecimento também é importante. Desse modo, pode-se obter melhoria da utilização do espaço.

Tal fundamento é aplicável, principalmente, para garantir uma estocagem eficiente e de maior qualidade. Consequentemente, a necessidade de um estoque intermediário pode ser reduzida.

2- Redução de deslocamentos

Custos com transporte interno na fábrica não adicionam em nada no produto e ainda geram gastos. Com as distâncias reduzidas, evita-se esforços desnecessários.

O conceito não é aplicável, apenas, para produtos e matérias-primas. Podemos utilizá-lo, também, quando abordamos o fluxo de pessoas e materiais. Não há o porquê do provador de roupas ficar muito afastado do mostruário em um loja, por exemplo. A eficiência de um processo industrial depende do trabalho das pessoas. Por isso, um deslocamento excessivo afeta a conjuntura de uma operação.

Por outro lado, os materiais também podem ser arrumados de maneira a facilitar sua utilização. Não é uma prática correta colocar todos os serrotes na sala de ferramentas se eles são necessários em mais de uma área na linha de produção. O correto seria criar kits de ferramentas necessárias por setor, evitando, assim, o deslocamento desnecessário.

3- Integração entre áreas

Os elementos que compõem um processo estão integrados e devem funcionar harmonicamente. Caso contrário, a falha em qualquer um deles resultará numa ineficiência na cadeia de operações.

Tal situação pode ser prevenida com o maior entendimento e visibilidade de toda a cadeia produtiva. Isso é possibilitado por um layout industrial, que permite a visualização do panorama geral das atividades desempenhadas em cada setor. Além disso, ele especifica os pormenores de cada área, visto que cada unidade é considerada uma série de elementos que devem estar entrosados.

4- Agilização das atividades

Uma organização de todo o processo produtivo facilita a atuação de diversas áreas dentro de uma cadeia de produção. Dessa maneira, as tarefas de gestão podem ser facilitadas quando a necessidade da fábrica como um geral é compreendida. O layout deve trabalhar como um suporte para todo o processo, seja no controle dos gastos de toda a empresa, seja na prospecção de parcerias. Estas poderiam ajudar o negócio a progredir e a ser mais presente no mercado. Desse modo, o layout industrial está interligado com a clareza das ações de cada funcionário, o que permite com que se aja na necessidade de cada um.

Para cada tarefa a ser realizada, ter um planejamento é bastante efetivo no que se refere ao controle da qualidade e da produção. Com isso, ocorre um aumento significante da eficiência da mão de obra, devido ao preparo maior da equipe de toda a fábrica para agir e solucionar problemas não previsíveis na produção.

5- Garantia de conforto e segurança

Todas as especificações até aqui apresentadas proporcionam segurança e satisfação dos usuários. O ambiente deve proporcionar boas condições de trabalho e máxima redução de riscos. Outras aspectos que não podem passar despercebidos são os fatores psicológicos como cores, impressão de ordem, limpeza, arrumação e iluminação. Todos esses quesitos contribuem para a satisfação no trabalho.

Portanto, a elaboração de um layout industrial bem estruturado visa a melhoria não apenas do espaço da produção, o “chão de fábrica”, mas de toda a conjuntura da empresa. Além do mais, também é colocado como um de seus princípios a flexibilização e possibilidade de futuras expansões do ambiente, deixando espaço para novos aperfeiçoamentos e avanços.

Os benefícios de um layout industrial são aplicáveis a qualquer tipo de empresa, mas cada empresa possui um tipo de layout. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Acesse aqui o texto sobre tipos de layout!

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: