Conheça as 7 etapas para o desenvolvimento de cosméticos

Por Marina Fonseca

O Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de higiene e beleza do mundo. Mesmo em épocas de crise econômica, esse setor apresenta taxas de crescimento acima da indústria em geral. Além de apresentar mercado favorável, existe bastante espaço para inovação no desenvolvimento de cosméticos, sendo então muito promissor para o empreendedor brasileiro.

Nesse cenário, a formulação de produtos figura como o caminho de maior vantagem para pequenos e médios empresários que querem se destacar no mercado. Mas como formular um cosmético e garantir que os resultados desejados sejam obtidos? Os 7 passos descritos a seguir são seguidos pelas maiores indústrias de cosmetologia do mundo e vão te ajudar nesse processo!

1º Passo: Defina o produto do seu desenvolvimento de cosméticos

Existem diversos tipos de produto de higiene e beleza no mercado. O primeiro passo para o desenvolvimento de um novo é se perguntar sobre o resultado final que você quer alcançar. É preciso pensar nas funções que você quer que o seu produto tenha. Elas podem ser, por exemplo, de limpeza, hidratação, proteção, dentre outras. Também tenha em mente as propriedades físicas desejadas, como a cor, a textura e o odor. Nessa etapa, ter um benchmarking, ou seja, um produto do mercado que tenha características parecidas para ser utilizado como referência pode ser de grande ajuda.

O primeiro passo é pensar em quais características e funções o seu produto vai ter.

2º Passo: Encontre a base para o seu produto

Cada tipo de cosmético apresenta uma série de componentes básicos, que não costuma variar de uma formulação para a outra. Então, tendo definido o produto final desejado, você deve pesquisar sobre os componentes base desse tipo. O que costuma variar de um produto para o outro no mercado são as concentrações desses componentes e a adição de outros elementos que darão as características específicas do cosmético. Também é possível fazer um estudo aprofundado e começar uma base do zero. Contudo, comprar uma base pronta poupa tempo e também traz ótimos resultados.

3º Passo: Entenda melhor a formulação do cosmético

Entender o papel que cada constituinte tem na formulação é fundamental para o desenvolvimento de cosméticos. Essa etapa irá te ajudar a definir quais componentes deve-se adicionar à base e em qual proporção, a fim de dar ao produto as propriedades desejadas. Além disso, após esse estudo, você estará apto a realizar uma análise crítica sobre a base, podendo encontrar possíveis falhas, e então pensar em quais matérias-primas utilizar para corrigi-las.

É essencial entender o papel de cada componente da formulação.

4º Passo: Monte um protótipo do seu produto

Nesse momento, você já sabe o papel de cada elemento e tem em mente o resultado final que deseja obter. Em seguida, é necessário escolher de fato quais serão as matérias-primas e as faixas de proporção entre elas. Esse será o primeiro protótipo do seu produto.

5º Passo: Defina o seu processo de preparo

Nessa etapa, você irá preparar a sua formulação. Para chegar ao produto final, é necessário não só ter as matérias-primas, mas entender em que ordem e de que maneira elas serão adicionadas. Descreva todo o processo, as temperaturas em que cada etapa  ocorre e as operações que serão necessárias. Montar um Procedimento Operacional Padrão pode ser de grande valia, te ajudando a chegar ao resultado final por um caminho melhor traçado. Em seguida, execute-o, anotando as informações mais importantes ao longo do procedimento.

Documente o processo de preparo do seu cosmético.

6º Passo: Teste a sua formulação

Agora que você já tem a sua primeira formulação, você vai testar as suas propriedades! É importante que o produto esteja a temperatura ambiente nessa etapa. As propriedades mais importantes a serem testadas em um cosmético são a basicidade e a viscosidade. Fazer testes sensoriais também é fundamental, a fim de garantir uma experiência agradável ao consumidor. Compare o seu produto com o benchmarking e verifique se ele tem as características que você desejava.

É necessário testar se o seu cosmético atende às propriedades desejadas.

7º Passo: Ajuste a sua formulação

Após a etapa de testes, sabendo quais as propriedades do seu produto que ainda precisam ser aperfeiçoadas, faça os ajustes necessários na formulação. Como já foi realizado um estudo das funções de cada componente, você conseguirá identificar quais proporções devem ser alteradas, ou o que pode ser adicionado para que o resultado ideal seja alcançado. Com a nova fórmula em mãos, você deve repetir os passos 5 e 6. Essa sequência pode ser repetida até que o cosmético esteja com as características inicialmente estipuladas. Quando chegar ao produto desejado, basta começar a se preparar para lançá-lo no mercado!

Certamente, a inovação é essencial para qualquer negócio. Por isso, quando se trata de produtos de beleza, ela é uma peça chave, dada a competitividade desse setor. Então por que não investir no desenvolvimento de cosméticos? Existem inúmeras tendências que podem ser seguidas e o seu produto pode revolucionar o mercado.

Uma opção para o desenvolvimento de cosméticos é contratar uma consultoria especializada. Essas empresas irão garantir a qualidade e te entregar um produto preparado para ser lançado e se destacar no mercado! Para saber mais sobre desenvolvimento de cosméticos, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta!

%d blogueiros gostam disto: